Resenha: “A estrutura Morfo-Sintática do Português” (José Rebouças Macambira)

|
Resultado de imagem para “A estrutura Morfo-Sintática do Português” (José Rebouças Macambira)"

Estudar morfossintaxe é estudar nossa língua e, portanto, é de suma importância ter uma boa referência bibliográfica para tal. Sendo assim, escolhemos o livro do professor José Macambira, professor de Linguística da Universidade Federal do Ceará e da Faculdade de Filosofia do Ceará, que já começa o livro com os princípios básicos. O autor aborda sobre forma, função e sentido; sistema (inventário) aberto e fechado da língua e formas livre e presa.

No capítulo seguinte, Macambira trata da classificação dos vocábulos, são eles: o substantivo, o adjetivo, o verbo, o advérbio, o artigo, o numeral, o pronome, a preposição, a conjunção, a interjeição; também a estrutura e classificação do advérbio, estrutura das preposições, estrutura e classificação das conjunções, locução verbal e os processos morfológicos. Nesses tópicos, o autor apresenta exemplos para compreensão.

No terceiro capítulo é explanada a estrutura sintática do português, as categorias duplas, os processos sintáticos, pronome-sujeito e pronome-complemento, a predicação verbal e termos subordinantes e subordinados.

Por fim, nos três últimos capítulos, Macambira discorre sobre os termos da oração, são eles: os essenciais, os integrantes e os acessórios.

Apesar de uma linguagem formal, o professor expõe de maneira clara e de fácil compreensão os estudos morfossintáticos da língua portuguesa e ainda apresenta diversos exemplos para entendimento do conteúdo. Porém, o livro não apresenta exercícios para serem resolvidos no decorrer do livro. Seria interessante os tópicos serem em negrito, para facilitar a visualização de onde este começa. 

A compreensão destes estudos é de grande importância para nós, estudiosos da língua e futuros docentes, pois através destes, tornam-se esclarecidos os princípios básicos, classificação dos vocábulos e toda sua estrutura.


Tais Santos
Matheus Varella

Nenhum comentário:

Postar um comentário