Resenha: "Sintaxe - Estudos descritivos da frase para o texto" (Claudio Cezar Henriques)

|
Resultado de imagem para Sintaxe - Estudos descritivos da frase para o texto (Claudio Cezar Henriques)"

Sintaxe: estudos descritivos da frase para o texto é uma obra do autor Claudio Cezar Henriques, este que é professor e coordenador titular de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da UERJ e membro da Academia Brasileira de Filologia. Pertence a coleção ‘’Português na prática’’ publicada pela editora Alta books. Ao todo, teve cinco edições entre os anos de 1997 e 2005, concretizando-se o novo título da versão revista e ampliada do livro ‘’Sintaxe portuguesa para a linguagem culta contemporânea’’. 

O livro contém 212 páginas e é composto em três partes, sendo a primeira referente a Morfossintaxe; a segunda sobre a estrutura da oração e a terceira, sobre a estrutura do período. Em conjunto com a apêndice, que é formada por uma seleção de questões de sintaxe extraídas dos exames de letras.

Esta edição, a princípio, apresenta uma breve introdução sobre as classes gramaticais e as funções sintáticas, para, depois, dedicar-se integralmente à estrutura da oração e do período, acrescentando as referências necessárias sobre regência, concordância e colocação nos pontos mais importantes de cada capítulo. Este tipo de abordagem permite ao leitor que ele tenha uma visão mais centrada de cada tema discutido, além de ter a oportunidade de testar os conhecimentos adquiridos por meio de exercícios variados.

O objetivo do autor é alcançar a sintaxe da língua formal, considerada exemplar na modalidade escrita, e para conseguir atingi-la, buscou organizar assuntos de modo prático e direto, visando focar nas explicações e nas exemplificações. Ademais, para haver uma compatibilidade com os padrões prestigiados pela comunidade acadêmica, inseriu comentários didáticos sobre aspectos cruciais e polêmicos, a fim de comprovar que a explicação dos fatos da língua e a discussão da gramatica normativa são abordadas por meio do domínio das estruturas sintáticas da língua pelo seu falante, capacitando-o para integrar-se de forma plena a sociedade que vive.

Como o próprio autor diz, este livro não tem nenhuma pretensão majestosa, sua intenção é apenas servir àqueles que desejam escrever dentro da correção gramatical adequada. Por esta razão, a linguagem é direta e os exercícios propostos estão ali, em uma certa dosagem de dificuldade para avaliar com eficiência os seus destinatários, sendo eles, os estudantes atuais dos cursos de Letras. 

Trata-se, portanto, de um livro que pretende unificar os aspectos críticos e didáticos, de forma clara e eficaz.

Jéssica Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário