Resenha: "Lições de Português pela Análise Sintática" (Evanildo Bechara)

|
Resultado de imagem para "Lições de Português pela Análise Sintática" (Evanildo Bechara)"

O livro "Lições de Português pela Análise Sintática" foi escrito por Evanildo Bechara, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense; membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filologia.

A obra aborda de modo abrangente noções de Morfossintaxe, apresentando conceitos essenciais para o estudo de tal. Conta, primeiramente, com doze capítulos, denominados "lições", dois apêndices, e, nas folhas finais, exercícios elementares referentes à cada capítulo. Os capítulos contam com diversos exemplos, explicações simples e claras e várias observações. 

Primeiramente, Bechara explica noções básicas de sintaxe, apresentando conceituações pertinentes à disciplina. Primeiro, aborda o conceito de oração e sua constituição, a estrutura sintática e tipos de oração.

Logo após, explica sobre os termos essenciais da oração: sujeito e predicado. Fala sobre a omissão deles e sua posição. Parte então para os tipos de predicado: verbal, nominal, verbo-nominal e verbos de ligação. Depois, dá uma breve explicação sobre sujeito indeterminado e orações sem sujeito. Também aborda verbos impessoais.

Bechara escreve, logo após, um pouco sobre núcleo e complemento. Fala sobre sujeito simples e composto, complementos nominais e verbais e seus tipos. Explica objeto direto e indireto e mais especificações sobre tal assunto.

Mais a frente, nos deparamos com explicações mais específicas: o autor conceitua adjunto adnominais e adverbiais. Em sequência, parte para uma análise mais profunda do sujeito. Fala também sobre aposto e expressões exclamativas. Em seguida, trabalha com o conceito de período, falando sobre orações independentes e dependentes e orações subordinadas. Por fim, Bechara explica o conceito das orações reduzidas e suas especificações, tratando do assunto detalhadamente.

No apêndice, o autor explica alguns fenômenos de sintaxe que interessam à análise sintática: elipse, pleonasmo, anacoluto, entre outros. Ainda no apêndice, apresenta alguns modelos de análise sintática de Augusto Epifânio da Silva Dias e José Oiticica.

O livro é bastante técnico e abrange mais do que somente os temas comuns de análise sintática. Mostra exemplos, trata de conteúdos mais específicos e é extenso. Por isso, tal livro não serviria para um aluno de Ensino Médio, por exemplo, mas sim para aqueles que estudam a língua mais profundamente.

Nadine Oliveira
Raphael Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário