Resenha: "Lições de Português pela Análise Sintática" (Evanildo Bechara)

| 0 comentários
Resultado de imagem para "Lições de Português pela Análise Sintática" (Evanildo Bechara)"

O livro lições de português pela análise sintática foi escrito por Evanildo Bechara, professor titular e emérito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense e Membro da Academia Brasileira de Letras e da Brasileira de Filologia, publicado no Rio de Janeiro em 2005 pela editora Lucerna.

Nesse volume, o professor Bechara noções gerais sobre sintaxe, conceitos e exemplos de classes gramaticais, tipos de sujeito e de orações. Os conteúdos se dividem em doze capítulos principais, entre eles: Tipos de predicado, núcleo, complemento, adjunto, aposto, etc… Conta ainda com duas sessões de apêndices, lista de exercícios elementares e adiantados com as respostas.

Lições de português pela análise sintática possui 360 páginas e aborda diversos conteúdos relacionados a sintaxe, utilizando explicações breves e claras, com muitos exemplos para o entendimento do leitor.

O livro de Bechara pode ser uma boa fonte de consulta para o estudante de Letras que precisa relembrar alguns termos e organizar seus estudos, além de praticar o que foi aprendido com os exercícios disponíveis.
Andressa Brandão

Resenha: "Lições de Português pela Análise Sintática" (Evanildo Bechara)

| 0 comentários
Resultado de imagem para "Lições de Português pela Análise Sintática" (Evanildo Bechara)"

O livro "Lições de Português pela Análise Sintática" foi escrito por Evanildo Bechara, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense; membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filologia.

A obra aborda de modo abrangente noções de Morfossintaxe, apresentando conceitos essenciais para o estudo de tal. Conta, primeiramente, com doze capítulos, denominados "lições", dois apêndices, e, nas folhas finais, exercícios elementares referentes à cada capítulo. Os capítulos contam com diversos exemplos, explicações simples e claras e várias observações. 

Primeiramente, Bechara explica noções básicas de sintaxe, apresentando conceituações pertinentes à disciplina. Primeiro, aborda o conceito de oração e sua constituição, a estrutura sintática e tipos de oração.

Logo após, explica sobre os termos essenciais da oração: sujeito e predicado. Fala sobre a omissão deles e sua posição. Parte então para os tipos de predicado: verbal, nominal, verbo-nominal e verbos de ligação. Depois, dá uma breve explicação sobre sujeito indeterminado e orações sem sujeito. Também aborda verbos impessoais.

Bechara escreve, logo após, um pouco sobre núcleo e complemento. Fala sobre sujeito simples e composto, complementos nominais e verbais e seus tipos. Explica objeto direto e indireto e mais especificações sobre tal assunto.

Mais a frente, nos deparamos com explicações mais específicas: o autor conceitua adjunto adnominais e adverbiais. Em sequência, parte para uma análise mais profunda do sujeito. Fala também sobre aposto e expressões exclamativas. Em seguida, trabalha com o conceito de período, falando sobre orações independentes e dependentes e orações subordinadas. Por fim, Bechara explica o conceito das orações reduzidas e suas especificações, tratando do assunto detalhadamente.

No apêndice, o autor explica alguns fenômenos de sintaxe que interessam à análise sintática: elipse, pleonasmo, anacoluto, entre outros. Ainda no apêndice, apresenta alguns modelos de análise sintática de Augusto Epifânio da Silva Dias e José Oiticica.

O livro é bastante técnico e abrange mais do que somente os temas comuns de análise sintática. Mostra exemplos, trata de conteúdos mais específicos e é extenso. Por isso, tal livro não serviria para um aluno de Ensino Médio, por exemplo, mas sim para aqueles que estudam a língua mais profundamente.

Nadine Oliveira
Raphael Serra

Resenha: “Iniciação à sintaxe do português” (José Carlos de Azeredo)

| 0 comentários
Resultado de imagem para “Iniciação à sintaxe do português” escrito por José Carlos de Azeredo"

O livro escolhido para resumo de APS foi “Iniciação à sintaxe do português” escrito por José Carlos de Azeredo.

José Carlos de Azeredo é doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e professor adjunto aposentado da faculdade de Letras/UFRJ. E autor de artigos publicados em revistas e coletâneas especializadas, bem como de verbetes sobre temas linguísticos na Enciclopédia Mirador Internacional.

O livro “Iniciação à sintaxe do português” é a oitava edição, publicada em 2000 pela editora Jorge Zahar Editor, da Coleção Letras. Primeira edição publicada foi em 1990 e a ultima foi em 2001.

Este livro possui onze capítulos e alguns tópicos em determinados capítulos, que são divididos na seguinte forma: Capítulo I - O objeto da sintaxe; Capítulo II – Dois dedos de história; Capítulo III - A interação verbal; Capítulo IV – Categorias da descrição gramatical; Capítulo V – A estrutura sintagmática do português; Capítulo VI – A coordenação; Capítulo VII – Sintaxe e discurso; Capitulo VIII – Análise de textos; Capítulo IX – Apêndice; Capítulo X – Bibliografia comentada; Capítulo XI – Bibliografia geral; Índice de autores e de assuntos.

O livro tem uma linguagem relativamente fácil e simples para compreensão dos conceitos apresentados, porém o livro é voltado para estudantes acadêmicos, especificamente para os estudos do curso de Letras, e também para professores. Pela a linguagem de fácil compreensão é bom para pesquisas rápidas sobre Sintaxe, pois ao final do livro se encontra o “Índice de assunto”, que é uma lista de assuntos organizada por ordem alfabética, que ao lado se encontra o número da página que o assunto é explicado ou citado, por exemplo: “Adjetivos, 36, 37,44, 86-87”; 

“Sintagma, 31-35, 44”.

É um ótimo livro para quem esta começando o estudo sobre Sintaxe a explicação do texto é bem sintetizada, e também tem muitos exemplos para facilitar a compreensão do que esta sendo proposto no livro. Porém deixa um pouco a desejar, pois não tem exercícios de fixação, já que livro é mais voltado para estudantes acadêmicos do que para professore. Mas também professores podem utilizar este livro para preparação de uma aula sobre Sintaxe para o ensino médio por exemplo.

Isabelly Vieira
Paola Ricardo

Resenha: "Sintaxe - Estudos descritivos da frase para o texto" (Claudio Cezar Henriques)

| 0 comentários
Resultado de imagem para Sintaxe - Estudos descritivos da frase para o texto (Claudio Cezar Henriques)"

Sintaxe: estudos descritivos da frase para o texto é uma obra do autor Claudio Cezar Henriques, este que é professor e coordenador titular de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da UERJ e membro da Academia Brasileira de Filologia. Pertence a coleção ‘’Português na prática’’ publicada pela editora Alta books. Ao todo, teve cinco edições entre os anos de 1997 e 2005, concretizando-se o novo título da versão revista e ampliada do livro ‘’Sintaxe portuguesa para a linguagem culta contemporânea’’. 

O livro contém 212 páginas e é composto em três partes, sendo a primeira referente a Morfossintaxe; a segunda sobre a estrutura da oração e a terceira, sobre a estrutura do período. Em conjunto com a apêndice, que é formada por uma seleção de questões de sintaxe extraídas dos exames de letras.

Esta edição, a princípio, apresenta uma breve introdução sobre as classes gramaticais e as funções sintáticas, para, depois, dedicar-se integralmente à estrutura da oração e do período, acrescentando as referências necessárias sobre regência, concordância e colocação nos pontos mais importantes de cada capítulo. Este tipo de abordagem permite ao leitor que ele tenha uma visão mais centrada de cada tema discutido, além de ter a oportunidade de testar os conhecimentos adquiridos por meio de exercícios variados.

O objetivo do autor é alcançar a sintaxe da língua formal, considerada exemplar na modalidade escrita, e para conseguir atingi-la, buscou organizar assuntos de modo prático e direto, visando focar nas explicações e nas exemplificações. Ademais, para haver uma compatibilidade com os padrões prestigiados pela comunidade acadêmica, inseriu comentários didáticos sobre aspectos cruciais e polêmicos, a fim de comprovar que a explicação dos fatos da língua e a discussão da gramatica normativa são abordadas por meio do domínio das estruturas sintáticas da língua pelo seu falante, capacitando-o para integrar-se de forma plena a sociedade que vive.

Como o próprio autor diz, este livro não tem nenhuma pretensão majestosa, sua intenção é apenas servir àqueles que desejam escrever dentro da correção gramatical adequada. Por esta razão, a linguagem é direta e os exercícios propostos estão ali, em uma certa dosagem de dificuldade para avaliar com eficiência os seus destinatários, sendo eles, os estudantes atuais dos cursos de Letras. 

Trata-se, portanto, de um livro que pretende unificar os aspectos críticos e didáticos, de forma clara e eficaz.

Jéssica Teixeira

Resenha: “A estrutura Morfo-Sintática do Português” (José Rebouças Macambira)

| 0 comentários
Resultado de imagem para “A estrutura Morfo-Sintática do Português” (José Rebouças Macambira)"

Estudar morfossintaxe é estudar nossa língua e, portanto, é de suma importância ter uma boa referência bibliográfica para tal. Sendo assim, escolhemos o livro do professor José Macambira, professor de Linguística da Universidade Federal do Ceará e da Faculdade de Filosofia do Ceará, que já começa o livro com os princípios básicos. O autor aborda sobre forma, função e sentido; sistema (inventário) aberto e fechado da língua e formas livre e presa.

No capítulo seguinte, Macambira trata da classificação dos vocábulos, são eles: o substantivo, o adjetivo, o verbo, o advérbio, o artigo, o numeral, o pronome, a preposição, a conjunção, a interjeição; também a estrutura e classificação do advérbio, estrutura das preposições, estrutura e classificação das conjunções, locução verbal e os processos morfológicos. Nesses tópicos, o autor apresenta exemplos para compreensão.

No terceiro capítulo é explanada a estrutura sintática do português, as categorias duplas, os processos sintáticos, pronome-sujeito e pronome-complemento, a predicação verbal e termos subordinantes e subordinados.

Por fim, nos três últimos capítulos, Macambira discorre sobre os termos da oração, são eles: os essenciais, os integrantes e os acessórios.

Apesar de uma linguagem formal, o professor expõe de maneira clara e de fácil compreensão os estudos morfossintáticos da língua portuguesa e ainda apresenta diversos exemplos para entendimento do conteúdo. Porém, o livro não apresenta exercícios para serem resolvidos no decorrer do livro. Seria interessante os tópicos serem em negrito, para facilitar a visualização de onde este começa. 

A compreensão destes estudos é de grande importância para nós, estudiosos da língua e futuros docentes, pois através destes, tornam-se esclarecidos os princípios básicos, classificação dos vocábulos e toda sua estrutura.


Tais Santos
Matheus Varella