![]() |
"Sem a linguagem, o pensamento é uma nebulosa vaga e inexplorada." - Ferdinand de Saussure (YouTube) |
Nota da editora: Neste resumo da aula do dia 06/09, a Andressa nos introduz à algumas dicotomias relacionadas ao Estruturalismo de Ferdinand de Saussure, contando com conceitos básicos vistos em sala. PS: Há uma lacuna entre o primeiro resumo e esse, pois uma das alunas não pôde entregar o resumo que seria da aula do dia 23/08, por motivos de saúde.
Após uma breve revisão sobre a dicotomia significante e significado, demos início ao estudo da linearidade do signo linguístico.
Todo signo linguístico segue uma linearidade sonora. Dois sons só se realizam em sucessão. Esse fenômeno também ocorre nos significantes visuais, que só são escritos seguindo essa linearidade.
Partindo desse ponto, entramos na dicotomia Paradigma e Sintagma. Saussure acreditava que as relações entre elementos linguísticos dependiam basicamente de seleção e combinação entre eles.
Ainda falando no caráter linear dos significantes, cada signo é enunciado um após o outro, formando um alinhamento que distribui as relações e combinações entre dois elementos. Essa relação de combinação entre os signos é chamada sintagma, do grego syntagma, que quer dizer "coisa posta em ordem".
A segunda relação, baseada na seleção dos elementos combinados, é chamada paradigma.
Na frase "Eu moro com a minha mãe", essa sequência de palavras está no eixo sintagmático, enquanto a escolha do elemento mãe, por exemplo, está no paradigmático e poderia ser trocado por pai, ou irmão, dependendo apenas da minha escolha para compor essa frase.
Essas relações também são aplicadas em palavras, relacionando e selecionando os morfemas que as compõem.
Também vimos a última dicotomia de Saussure, a Língua e Fala, com base no Estruturalismo. A Língua, conjunto abstrato de signos linguísticos, é um produto social, coletivo e sistemático. Seu estudo não leva em consideração faixas etárias, classes econômicas ou outras peculiaridades individuais. Essas idiossincrasias fazem parte da fala, que é um produto assistemático e heterogêneo, que é o precursor das mudanças que ocorrem na língua.
(Andressa Brandão)
Nenhum comentário:
Postar um comentário