Nota da editora: Neste resumo, a Jéssica falou um pouco sobre nossa aula do dia 16/08 de Introdução aos estudos da Linguística. Aproveitem para estudos!
Na aula da semana retrasada, dia 16 de Agosto, vimos que a Linguística é uma ciência que busca descrever e analisar as línguas naturais e as suas naturezas em geral.
É importante para um futuro linguista analisar o modo como as pessoas falam no cotidiano, levando em conta o seu meio de interação social, e a realidade que elas vivem. Desta maneira, ele cumpre o seu papel como pesquisador em descrever os fenômenos recorrentes da língua, e evita cair nos juízos de valores.
Um linguista norte-americano chamado John Lyons diz isso a respeito da descrição científica, que, basicamente, utiliza-se de observações objetivamente certificáveis dentro da estrutura de alguma teoria adequada aos dados em questão.
Enquanto a Linguística teórica procura estudar como os falantes da língua conseguem se comunicar utilizando propriedades que todas as línguas têm em comum, como: a gramática (a estrutura das palavras), fonologia (os sons de uma língua), a fonética (os sons produzidos pelos falantes da língua), a morfologia (a formação das palavras), a sintaxe (regras de combinação das palavras) e a semântica (significado das palavras e sentenças). A Linguística Aplicada estuda os resultados práticos destas teorias.
A palavra ‘’Gramática’’ origina-se do termo grego gramma (proveniente do grafo = risco) que significa letra (isso na gramática normativa prescrita). E o vocábulo grammatica, em Latim, proveniente do grego grammatiké, significa: A arte de ler e escrever bem.
A primeira gramática, a hindu, nasceu por volta de 500 a.C, por um autor da gramática mais antiga do sânscrito, chamado Panini. Ele a criou como uma forma da língua sânscrita culta (a blasha) se defender da invasão dos falantes populares, chamados de prácritos; em um momento que a variedade linguística deveria ser valorizada e difundida. Assim, surgiu então, a gramática normativa, que é um conjunto de normas determinadas para o uso considerado "correto" da língua escrita e falada.
Além disso, vimos que a Linguagem verbal é uma capacidade que foi atribuída apenas aos seres humanos, como uma das formas mais claras de se expressarem. Por isso, ela nos distancia dos outros seres vivos.
A Linguística moderna surgiu no final do século XIX e começo do século XX, com a publicação de uma obra chamada "Curso de Linguística Geral" de Fernand de Saussure, baseada nos estudos de um linguista suíço, os quais foram reunidos pelos seus alunos: Charles Bally e Albert Sechehaye.
Esta obra foi publicada num período em que as descobertas científicas estavam mudando a mentalidade da sociedade europeia da época. Desta forma, seus estudos foram considerados um marco no desenvolvimento da Linguística.
(Jéssica Vitória Fernandes Teixeira)